Curso ‘Turismo Responsável: Tirando seu Projeto do Papel’

Ontem foi a primeira aula do curso ‘Turismo Responsável: Tirando seu Projeto do Papel’ oferecido pela Marianne Costa e pelo Gustavo Pinto através do Instituto Vivejar. Foram abordadas questões sobre responsabilidade e sustentabilidade no turismo de formas bem simples e precisas e superou minhas expectativas. Ficaram algumas reflexões sobre a fala inicial do Gustavo bem pertinentes:

  • Sustentabilidade tem tantas definições que não se sabe ao certo o que é ser sustentável. O que precisamos fazer de fato para atingir a sustentabilidade? Economizar luz e água, reduzir consumo de plástico são os discursos mais em voga, mas o que há por trás disso? Certo que temos que fazer a nossa parte individualmente. Mas e no coletivo? Qual o impacto que isso tem? Há que se ter o cuidado para que a Sustentabilidade não se torne um discurso raso.
  • O que é considerado um destino sustentável? Muitas agências de viagem, guias de turismo e meios de hospedagem se vendem como sustentável. Mas será que de fato o turista sabe o quão sustentáveis esses empreendimentos são?
  • O guia da sustentabilidade é o turismo responsável.
  • Turismo sustentável x poder. Quem tem o poder dita o que é o turismo sustentável. As campanhas da OMT (Organização Mundial do Turismo) mostram isso quando só pessoas brancas estão como protagonistas e pessoas pretas aparecem como as que prestam serviço. Uma análise muito pertinente sobre essa temática na publicidade turística foi feita pelo Prof Dr. Hélio Hintze essa semana, no evento DUO Travel e-Summit Brasil , destacando campanhas nacionais e internacionais de turismo. Importante reconhecer que estratégias de turismo sustentável são postas por quem detém o poder.
  • Baixa representatividade da mulher no setor de liderança. Mariane Costa juntamente com outras profissionais criou o projeto maravilhoso “Mulheres do Turismo em Rede” pra mostrar que somos a maioria no setor aqui no Brasil e que precisamos ocupar os espaços de decisão e liderança.
  • Quem dita o discurso de Sustentabilidade no turismo? é de fato sustentável? É um discurso que estimula alguma mudança? Que tipo de mudança? Mudança de que, de quem e pra quem? Afinal justiça social e mudança estrutural (machismo e racismo) precisam ser incluídos dentro dos discursos de sustentabilidade.
  • Algumas empresas com programas de responsabilidade e sustentabilidade estão tentando mudar o comportamento das pessoas sem estar preso a uma legislação. Isso que é o mais interessante, pois no Brasil temos tantas legislações ambientais e nem por isso somos um país que segue a sustentabilidade. Temos que ser conscientes e não movidos por legislações e punições.

Aguardando ansiosa pelas próximas aulas.

2 comentários em “Curso ‘Turismo Responsável: Tirando seu Projeto do Papel’

Deixe um comentário